terça-feira, 24 de maio de 2011

CAMARA APROVA PROJETO QUE OBRIGA BANCOS A DISPONIBILIZAR BANHEIROS PARA CLIENTES

Caixa: banheiros dentro de 90 dias
A Câmara de Vereadores de União dos Palmares aprovou na sessão desta terça-feira, 24 de maio de 2011, projeto de lei de autoria do vereador Manoel Feliciano que institui em todos os estabelecimentos bancários em atividade no município de União dos Palmares a obrigatoriedade de disponibilizar banheiros sanitários públicos e bebedouros para uso de clientes. A lei aplica-se também aos postos de atendimento das instituições bancárias e financeiras.

Os bancos têm prazo de 90 dias para adequação das agências e disponibilização dos referidos banheiros. Caso não cumpram a lei, poderão ser multados.

Segundo Manoel Feliciano a lei beneficiará principalmente pessoas idosas e com necessidades especiais. "São os clientes que mais necessitam e os bancos precisam oferecer esse conforto e comodidade para seus clientes que aspiram ser atendidos com humanidade e respeito", enfatizou o vereador em sua justificativa.

Outras cidades já exigem dos bancos o mesmo benefício

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Governo Dilma prepara 'PAC da igualdade racial', diz ministra

O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) prepara para o próximo ano o lançamento de uma espécie de PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da igualdade racial.

Será um sistema de repasse de recursos federais para bancar projetos de "inclusão do negro e valorização de manifestações culturais", de acordo com a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial).
"Pretendemos, já em 2012, criar linhas de incentivo financeiro para que ações desta natureza sejam mais aceleradas nos municípios", afirmou Luiza nesta quinta-feira à tarde, em Ribeirão Preto (313 km de SP).
Ela visitou a cidade para se reunir com gestores da região e defender a elaboração de um plano local de políticas voltadas à população e à cultura negras.
O plano, que por enquanto é uma "exigência política" do governo federal, deverá se tornar um pré-requisito para o recebimento de verbas da União quando entrar em vigor o novo PAC, que a ministra chama de Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
"Dentro dessa ideia de sistema, é assim que pretendemos trabalhar. O plano local vai amarrar os compromisso [da prefeitura, por exemplo], mas vai abrir também a possibilidade para recebimento de aportes de recursos federais", declarou a ministra.
De acordo com Luiza, ainda não há uma estimativa sobre qual será o montante disponibilizado em 2012 para essas iniciativas. Ela disse, porém, que é exatamente esse valor que está sendo tratada pelo governo.
"Isso envolve um processo demorado e de negociação com vários ministérios." A cifra deverá ser incluída no PPA (Plano Plurianual) 2012-2015 da União.
"Em agosto ou setembro acredito que teremos exatamente a quantidade de recursos para os próximos quatro anos", afirmou.
 A ministra disse ainda que as linhas de incentivo poderão ser pleiteadas não apenas por governos municipais e estaduais, mas também por entidades civis.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/914884-governo-dilma-prepara-pac-da-igualdade-racial-diz-ministra.shtml

terça-feira, 10 de maio de 2011

VEJA VÍDEO DO LOCAL ONDE GOVERNO DO ESTADO RECONSTRÓI CASAS PARA OS DESABRIGADOS DA ENCHENTE DE 2010 EM UNIÃO DOS PALMARES

quinta-feira, 5 de maio de 2011

GOVERNO DO ESTADO RECONSTRÓI EM ÁREA INUNDÁVEL

 

Vereador Manoel Feliciano observa canteiro de obras inundado
 
Ricaho Cana Brava invadiu canteiro de obras

Trabalhadores tentam salvar equipamentos e material

Fábrica de paredes pre-moldadas foi  área mais atingida

Força das águas leva tijolos

Local das futuras casas debaixo d'água

Alerta sobre necessidade de drenagem não foi observada
 O canteiro de obras da Sanco Engenharia, empresa responsável pela construção das 2020 casas do Residencial Newton Pereira Gonçalves,  destinadas aos desabrigados das enchentes de junho de 2010, amanhaceu debaixo d'água, assim como boa parte da cidade de União dos Palmares em consequência das fortes chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira, 05 de maio de 2011.

O vereador Manoel Feliciano já havia alertado, em indicação feita em fevereiro de 2011 e dirigida ao Coordenador do Programa da Reconstrução, Secretário Luiz Otávio Gomes, à Coordenadoria do Programa da Reconstrução em Alagoas, ao Prefeito Areski Damara de Omena Freitas, e ao Secretário de Infraestrutura, Adeildo Sotero, da necessidade da realização de arrojadas obras de drenagem no local destinado aos desabrigados da enchente.


Segundo Feliciano "volume de água das chuvas escoado pela área onde está sendo construído o Residencial Newton Pereira é imenso e caso as galerias de águas pluviais não tenha sejam devidamente dimensionadas os futuros moradores daquela localidade, como podemos ver, voltarão a sofrer com inundações."

Constata-se que boa parte do conjunto está sendo construída às margens do Riacho Cana Brava, uma área inundável durante todo período chuvoso, apesar do alerta do vereador e de lideranças comunitárias que já haviam chamado atenção para o problema.




Manoel: tem que fazer também drenagem do Riacho Cana Brava


quarta-feira, 4 de maio de 2011

PROMOTOR TACITO YURI FALA SOBRE SUA RECUPERAÇÃO

O jornalista Ricardo Mota divulgou em seu blog   conversa que teve com o promotor de Justiça Tácito Yuri sobre os avanços na recuperação da sua saúde.

 Depois de sofrer um infarto do miocárdio uma semana antes do carnaval, o combativo ex-sindicalista, ex-militante do PT histórico e integrante do MP Estadual viajou para São Paulo, onde foi internado em estado gravíssimo no Hospital do Coração.

As consequências do problema cardíaco deixaram seus familiares e amigos muito preocupados. Mas ele se recupera celeremente e avisa: “Estou me sentindo muito bem”.

Eis, abaixo, alguns trechos da breve conversa que o blog manteve por telefone com Tácito Yuri:
”A cada dia eu estou mais autônomo, recuperando os movimentos que havia perdido”.

“A cabeça está funcionando muito bem. Tenho lido e me emocionado até mais do que deveria”.

“Eu não saberia como agradecer a tanta solidariedade que tenho recebido dos amigos, dos colegas, daqueles que militaram comigo. Sinceramente, estou imensamente grato”.

“Os médicos, assim como foi em Maceió, têm sido muito bons comigo. O tratamento, aqui, é primoroso. Eles investem na humanização”.

“Nas nossas conversas diárias, eu sinto que eles estão querendo me dizer que eu terei alta muito em breve. A preocupação maior é de que o coração esteja pronto, de novo, para enfrentar o batente”.

É só uma questão de tempo. Disposição e otimismo não faltam ao promotor Tácito Yuri.

Fonte: http://blog.tudonahora.com.br/ricardomota/

terça-feira, 3 de maio de 2011

O PT E A REFORMA POLITICA

Pela terceira vez na última década, o Congresso Nacional coloca agora em pauta a discussão da reforma do sistema político e eleitoral brasileiro. A conjuntura atual levanta a possibilidade de que a reforma política possa ter alguns avanços significativos. São sinais disso: os resultados favoráveis da Comissão Especial de Reforma Política no Senado, as perspectivas promissoras da Comissão Especial na Câmara, as articulações de partidos de esquerda e centro-esquerda, as movimentações nos outros partidos, as manifestações de entidades, movimentos e personalidades influentes na sociedade, a disposição do companheiro Lula de se dedicar intensamente ao tema.


O atual sistema contém virtudes que precisam ser preservadas, entre elas o sistema de proporcionalidade nas eleições parlamentares, o voto obrigatório, a ausência de cláusula de barreira. Possui distorções que precisam ser corrigidas, entre elas a sub-representação de mulheres, de negros e de outros largos segmentos da sociedade; o enfraquecimento dos partidos políticos; as distorções na representação popular no plano federativo que não atendem ao princípio de “uma pessoa, um voto”; a falta de limitação do número de mandatos legislativos; a atribuição de câmara revisora em todas as questões ao Senado; o excessivo tempo de mandato e de número de senadores por estado e a forma de eleição de seus suplentes. Possui vícios que precisam ser eliminados, como o financiamento privado que superpotencializa a influência do grande capital na política e que favorece a corrupção.

O Diretório Nacional do PT entende que devem, o partido e suas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, concentrar-se especialmente na defesa: do financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais; do voto em lista partidária preordenada no sistema proporcional, garantindo a representação paritária das mulheres e objetivando o recorte étnico-racial; da fidelidade partidária; das medidas que promovam e facilitem a participação popular no processo político, como as leis de iniciativa popular, plebiscitos, referendos, a institucionalização de conselhos, conferências, orçamentos participativos.

A Comissão Executiva Nacional e as Bancadas na Câmara e no Senado ficam mandatadas para monitorar as negociações partidárias, as mediações parlamentares, e as decisões necessárias à conquista dos maiores avanços possíveis nesta conjuntura. O Diretório Nacional orienta a Comissão Executiva Nacional, suas bancadas no Congresso, e a Fundação Perseu Abramo, a formar uma Comissão Nacional do PT pela Reforma Política, que deverá auxiliar, para este objetivo, na articulação de todas as frentes de ação do nosso partido, na relação com os outros partidos e forças sociais, com a presidenta Dilma, e com o ex-presidente Lula.

É condição para o êxito desta reforma a mobilização de todas as forças que buscam o aprimoramento da democracia brasileira. O PT contribuirá neste sentido organizando eventos pela reforma nos estados e municípios, preferencialmente em ação conjunta com outras forças políticas e sociais. O Diretório Nacional recomenda a todos os diretórios estaduais, municipais, zonais e aos setoriais do partido que realizem debates e organizem em seu âmbito a campanha sobre a reforma política que queremos, e recomenda a seus filiados que participem dos debates que serão realizados nos estados pela comissão especial de reforma política da Câmara dos Deputados. Os parlamentares do PT em todos os níveis, as lideranças partidárias na sociedade, os articulistas nas diversas mídias, com destaque para as redes sociais na internet, dedicarão ao tema pronunciamentos e manifestações. Atenção especial será dada às articulações com as centrais sindicais, com as entidades que participam da Coordenação dos Movimentos Sociais, com as organizações de mulheres, da juventude, de combate ao racismo. Nossa meta é que seja criado na sociedade um forte movimento popular que desemboque em manifestações públicas pelo país, ao mesmo tempo em que se desenvolvam as articulações e os consensos possíveis com as bancadas parlamentares na Câmara e no Senado, com os partidos políticos, com as fundações destes partidos.

Devemos também neste momento repudiar as tentativas de retrocesso em nosso sistema político e eleitoral, como aquelas que propõem o distritão e o sistema distrital, que são formas de exaltar individualidades, enfraquecendo os partidos, ou de encarecer ainda mais as campanhas eleitorais.

Mais que antes, as condições são favoráveis para, com esta reforma, conquistar avanços na democracia brasileira.

Diretório Nacional do PT

Brasília, 30 de abril de 2011.