sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SETORIAL DE COMBATE AO RACISMO REALIZA ENCONTRO 19 DE NOVEMBRO EM UNIÃO

Manoel Feliciano e Cida Abreu, Sec Nacional de Combate ao Racismno do PT

O Setorial de Combate ao Racismo do PT de Alagoas realiza reunião ampliada, próximo dia 19 de Novembro, em União dos Palmares. O encontro, uma homanegem ao Dia Nacional da Consciência Negra, contará com as presenças de Cida Abreu, Secretária Nacional de Combate ao Racismo do PT, e Vera Gomes, Assessora da Fundação Palmares, e acontecerá na Câmara de Vereadores.

Para Mario Bispo, Secretário Estadual de Combate ao Racismo do PT de Alagoas, o encontro será um marco na organização da militância petista no estado e municípios em torno da luta contra o preconceito e a desigualdade racial. "Nada melhor que a inspiração de Zumbi para isso", disse.


Membros do Coletivo Estadual de Combate ao Racismo do PT de Alagoas
 Para o vereador Manoel Feliciano a discriminação racial é um dos mais perversos fenômenos sociais. As pesquisas do IBGE que colocam a população afro-descentente nos mais baixos níveis de renda e escolaridade comprovam que o preconceito é responsável por parte significativa das desigualdades que caracterizam a sociedade brasileira e por parte expressiva do processo de naturalização da pobreza e das distâncias sociais.

O vereador enfatiza, no entanto, que ao longo dos Governos Lula e da Presidenta Dilma,  avanços importantes foram registrados na busca da promoção da igualdade racial, como a criação de SEPIR, implementação do Programa Brasil Quilombola, da Política Nacional de Saúde da População Negra, e de ações afirmativas como a da criação de cotas nas universidades publicas.


Coletivo volta a se encontram em União dos Palmares

Mario Bispo enfativa que outro passo significartivo foi a aprovação do Estatudo da Igualdade Racial. A Lei 12.288/2010, define uma nova ordem de direitos para os brasileiros negros, que somam cerca de 90 milhões de pessoas, e contribuirá para a correção de desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos afro-descendentes brasileiros.


MarioBispo
"A a construção da igualdade racial em Alagoas demandará muito esforço. Aqui, segundo o Mapa da Violência do Instituto Sangari, é o terceiro estado brasileiro onde mais se mata negros. Morrem 6 vezes mais negros do que brancos por homicídio  em Alagoas A maior parte deste contingente é formada por jovens. Maceió é a 2ª, Rio Largo é a 20ª e União dos Palmares é a 33º cidade no Brasil de maior taxa de homicídio na população de 15 a 24 anos. Até parece que os bandeirantes que derrubaram palmares continuam de armas em punho, promovendo esse genocídio da juventude negra", enfatizou.

Ele finaliza conclomando a todos os petistas e participarem desta luta. "Alterar esse quadro é desafio posto a todos os herdeiros de Zumbi e Dandara. A consolidação da democracia passa pelo combate ao racismo. Enquanto petistas é dever nosso lutar pelo fim de todas as discriminações. O setorial de combate ao racismo procura contribuir com a construção e organização partidária, ampliando a representação de negros e negras nos espaços de poder e consolidaando a formulação e articulação políticas do PT no combate ao racismo", concluiu Mario Bispo.

Manoel Feliciano, Cida Abreu e Maciel do PT de Joaquim


0 comentários: