quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vereador participa de Plenaria Estadual de Negros e Negras do PT/AL

Objetivando organizar a militância petista no estado e municípios em torno da luta contra o preconceito e a desigualdade racial, o Núcleo de Combate ao Racismo do PT/AL realizou dia 11 de agosto de 2010 a Plenária Estadual de Negros e Negras do Partido dos Trabalhadores de Alagoas.O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Maceió e contou com as presenças de Cida Abreu, Secretária Nacional de Combate ao Racismo, e Manoel Feliciano.
Segundo o vereador petista "a discriminação racial é um dos mais perversos fenômenos sociais operantes na sociedade brasileira, responsável por parte significativa das desigualdades que lhe caracterizam, assim como por parte expressiva do processo de naturalização da pobreza e das distâncias sociais. Mas ao longo do Governo Lula avanços importantes foram registrados na busca da promoção da igualdade racial, como a criação de Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR), implementação do Programa Brasil Quilombola, da Política Nacional de Saúde da População Negra, e de ações afirmativas como a da criação de cotas nas universidades publicas.
Para Cida Abreu "a sansão pelo Presidente Lula do Estatuto da Igualdade Racial, em 20 de julho último,embora não tenha contemplado em sua integridade os mais legítimos anseios e necessidades da população negra brasileira, pode ser considerado um passo significativo para as transformações que ainda estão por vir.” Afinal o Estatuto da Igualdade Racial define uma nova ordem de direitos para os brasileiros negros, que somam cerca de 90 milhões de pessoas, e contribuirá para a correção de desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos afro-descendentes brasileiros.
Para Mario Bispo, do Núcleo Estadual de Combate ao Racismo "em trmos de promoção da idualdade racial é grande o desafio que temos pela frente. Alagoas, segundo o Mapa da Violência do Instituto Sangari, é o terceiro estado brasileiro onde mais se mata negros. Índice de Vitimização Negra,que aponta em que proporção morrem mais negros do que brancos por homicídio, em Alagoas é de 626,9%. Isto significa que morrem no estado 6 vezes mais negros do que brancos. A maior parte deste contingente é formada por jovens de 15 a 24 anos. Maceió é a 2ª, Rio Largo é a 20ª e União dos Palmares é a 33º cidade no Brasil de maior taxa de homicídio na população de 15 a 24 anos.

0 comentários: