segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Câmara concede ao Prof. Scott AllenTítulo de Cidadão Palmarino

A Câmara de Vereadores de União dos Palmares aprovou, na sessão de 13 de setembro de 2011, a concessão do Título de Cidadão Palmarino ao  professor e pesquisador Scott Joseph Allen. O projeto de iniciativa do vereador Manoel Feliciano foi aprovado por unanimidade e homenageia um importante estudioso da arqueologia do nosso país, por suas contribuições para o resgate da história do Quilombo dos Palmares através de inúmeras descobertas realizadas em escavações no Parque Histórico da Serra da Barriga.

Prof. Scott Allen: Cidadão Palmarino 

Natural de Portusmouth, New Hampshire, na região de Nova Inglaterra dos Estados Unidos da América, o Prof. Scott Joseph Allen nasceu em 24 de julho de 1962. Fez graduação em ciências sociais na University of Maine, e obteve seu mestrado e doutorado em antropologia em Brown University, estado de Rhode Island. Tanto no mestrado como no doutorado abordou a arqueologia do Quilombo dos Palmares.
Conheceu a Serra da Barriga pela primeira vez em 1995, durante as comemorações de homenagem ao Guerreiro e Herói Nacional Zumbi dos Palmares e desde então tem palestrado e publicado em diversos países e em diversas línguas sobre a história e arqueologia da região de União dos Palmares.
Em 1998 foi convidado para atuar como professor e pesquisador visitante estrangeiro pela Ufal. Em 2003 prestou concurso e ingressou no quadro efetivo de docentes da instituição.
O professor Scott Joseph Allen foi fundador do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (NEPA) da Ufal, permitindo treinamento de alunos e técnicos que foi fundamental para a continuação das pesquisas arqueológicas na Serra da Barriga.
Ele também foi um dos idealizadores e participou da inauguração do Centro Arqueológico Palmarino (CENARP). Este projeto viabiliza a continuação de estudos arqueológicos na região Serrana dos Quilombos.
Atualmente o Professor Scott Joseph Allen é titular do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, mas continua como pesquisador vinculado a Ufal, onde coordena o NEPA.

0 comentários: